top of page

Tão inteligente que só falta falar



Assim como eu, imagino que muitos de vocês já ouviram esta e outras expressões a respeito de seu amigo canino. De fato, é de impressionar a capacidade que os animais possuem em comunicar seus desejos ou suas necessidades das maneiras mais interessantes e criativas, um exemplo disso é nossa querida Sofia, que usa um painel eletrônico com sinais arbitrários para comunicar quando está com fome, com sede, quando quer passear, fazer xixi, carinho, casinha e fora uma série de outras traquinagens que ela faz quando quer alguma coisa.

O comportamento da Sofia é apenas um exemplo pequeno da capacidade que o animal tem em aprender a comunicar seus desejos, o que nos leva inclusive a pensar sobre como eles elaboram os desejos.

No Adestramento Inteligente nós trabalhamos o cão através da motivação, usamos o condicionamento operante para modificar um comportamento ou introduzir um novo comando, tudo isto porque compreendemos que o cão aprende sendo condicionado e motivado a fazer alguma coisa nova.

O mais interessante de tudo isso é  observar a diferença entre um cão que está sendo ou já  foi adestrado, de um cão que nunca teve contato com o adestramento. No nosso dia a dia podemos notar o quanto o cão adestrado é motivado em aprender coisas novas, ficam espertos e possuem muita habilidade em chamar nossa atenção para determinadas coisas, ou então para receber um novo comando.

É comum o cão chamar a atenção do dono repetindo algumas gracinhas como dar a pata, rolar, ou algum outro comando que ele sabe que o dono adora, com isto o cão vai aprendendo se comunicar com seus donos, que todos os dias acabam ensinando coisas novas mesmo sem saber. Lembre-se que o cão está totalmente atento ao que acontece a sua volta, é capaz de assimilar nossas rotinas e repetições.

E como não ser adestrado pelo próprio cão?

Esta é uma questão pra lá  de interessante, imagina só que a Sofia pode a qualquer tempo apertar um dos sinais de seu painel e prontamente alguém a levará  para fazer aquilo que ela está pedindo. E depois dizem que animal não pensa…

E quando o cão vai buscar a coleira e sai atrás do dono com a coleira na boca, alguns até resmungam, para sair e dar uma voltinha? É a mesma coisa, significa que o cão sabe que pegar a coleira é uma forma de pedir ao dono para ir passear, desta forma consegue fazer seu dono obedecer aos seus desejos no momento em que eles acontecem.

É até engraçado ouvir os relatos quando as pessoas percebem que estão sendo manipuladas pelos seus cães.

Portanto, a dica é fique atento porque seu cão estará atento em você. A pratica do adestramento pode ajudar muito a controlar seu animal e ensiná-lo a não controlar você.

Até a próxima! E não percam as dicas do Dr. Pet

.

Equipe Dr. Pet – Cão Cidadão

(11) 3571-8138

Kommentarer

Betygsatt till 0 av 5 stjärnor.
Inga omdömen ännu

Lägg till ett betyg
bottom of page