top of page

Nódulo Lingual


Na clínica atendemos vários bulldogs com lesões na cavidade bucal. São os mais variados tipos de problemas, desde cortes até ferimentos causados por espinho de ouriço. Também são comuns alguns tumores bucais, assim como doenças gengivais ou dentárias. Recentemente atendi uma bulldoguinha que apresentava uma lesão lingual, na região bem central da língua, não apresentava sangramento local ou desconforto. Segundo os proprietários apresentava apenas uma salivação mais intensa, mas como isso é bem comum nos bulls, não foi muito valorizado. Muito comumente verificamos sangramentos em lesões bucais e alguns cães diminuem a ingesta alimentar pelas lesões. Alguns também apresentam halitose, ou seja, odor desagradável na boca. Foi-me relatado pelos donos que durante um passeio verificou-se a presença da lesão, quando a bull expos toda a língua em decorrência do exercício.


Os tumores malignos na cavidade bucal abrangem cerca de 6% de todos os cânceres caninos. O carcinoma de células escamosas é o tumor lingual mais comum, tem comportamento maligno e geralmente o local de apresentação é na rafe da língua. Assim gerou-se uma apreensão sobre o nódulo lingual da paciente.


Foi realizada a cirurgia para retirada do nódulo e encaminhamento pra biópsia. Fez-se a retirada do nódulo totalmente, com manutenção de margem de segurança ampla. A língua foi suturada com fio absorvível, assim não necessitando a retirada dos pontos. Recebeu medicações pós-operatorias, antibiótico, antiinflamatório e analgésico e manteve-se alimentação pastosa por alguns dias.

Por volta do décimo dia após a cirurgia os pontos já haviam sido absorvidos e a lesão estava cicatrizada. O resultado da biopsia indicou uma inflamação crônica, não exigindo nenhum tipo de tratamento posterior.

Dra. Viviane Dubal – CRMV/RS 8844

Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e proprietária da Clinica Veterinária Saúde Animal em Porto Alegre. Contato: vivianesd@bol.com.br

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page