top of page

“Meu Bull destrói tudo”

Todo mundo que já teve, ou tem, um cão certamente tem histórias sobre um móvel ou um sapato roído.


Essa é uma queixa absolutamente comum e é preciso ficar atento pois pode ser indício de algum problema de saúde física ou psicológica. Por que meu cachorro rói? Existem muitos motivos para seu cão roer e, acredite, nos filhotes não difere muito dos bebês humanos que pegam e colocam tudo na boca. Afinal é uma fase de descobrir as coisas e, nos cães, é pela boca e pelo faro que esse aprendizado acontece. É importante você entender que este é um comportamento natural e o seu trabalho é mostrar o que pode e o que não pode com muita paciência durante o treinamento.

A gengiva pode estar coçando durante a troca da dentição, principalmente nos filhotes entre 3 e 6 meses de idade. Cuidado nesta fase! Geralmente é neste período que eles comem coisas que podem ser perigosas como fios, cabos e móveis que soltam pedaços ou farpas. Falta de exercício físico ou mental gera tédio e ansiedade. Se ele não tem o que fazer “vai encontrar algo para fazer” em qualquer idade. Acredite: existem casos de cães que roem e comem paredes, marcos de porta e até vasos de plantas. Você deve conversar com seu veterinário para excluir a possibilidade de verminoses, que também podem ocasionar o comportamento.

O que fazer para evitar que ele roa? Ofereça brinquedos adequados e, ao brincar com ele e os objetos, elogie sempre quando ele estiver utilizando o brinquedo correto. Você pode utilizar bolinhas e ossos naturais defumados, por exemplo.

Importante! Não deixe muitos brinquedos a disposição! Faça um rodízio de brinquedos!

Os cães são extremamente curiosos e podem perder o interesse nos objetos. Para evitar isso, basta selecionar a cada brincadeira um diferente e manter eles bem guardados e fora do alcance. Isso ajuda a manter o interesse e expectativa para próxima brincadeira.

O que faço quando ele pegar algo que não pode? Retire cuidadosamente o objeto dele sem fazer escândalo ou dar muita atenção ao fato. Você pode, sem querer, ensinar que se pegar tal coisa vai receber atenção em troca e não é isso que queremos. Depois, interaja positivamente oferecendo algo que ele possa brincar e roer.

Devo usar sprays repelentes em móveis e ambientes para evitar o comportamento? Nem sempre é a melhor solução mas, se utilizado corretamente, pode ajudar sim. Essa técnica é muito mais usada em filhotes que em cachorros adultos.

Estas dicas são baseadas em termos gerais. Caso você não consiga impedir a destruição sozinho, nossa equipe especializada pode ajudar você a solucionar este e outros problemas.

Afinal, cada caso é um caso.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page