top of page

Mancha da Lágrima


Sergio Ordobás

Foto: Sergio Ordobás


Há vários estudos que tentam explicar o que origina o surgimento da mancha da lágrima. O estudo mais recente e amplo reforça que a mancha é causada pelo excesso de proteínas na dieta do animal. Este excesso seria proveniente de uma dieta incorreta na qual se pode incluir rações de qualidade inferior, número alto de “palitinhos” ou outros petiscos fornecidos ao animal e comida caseira (principalmente alimentos com carne).

Vale lembrar também que o fator genético tem forte influência no surgimento da mancha. Mesmo uma dieta com rações premium ou super premium, mas reforçadas com muitos petiscos poderia levar ao surgimento ou agravamento do problema. A proteína exagerada levaria ao aumento do número de determinadas bactérias da flora normal do olho do animal. Este número elevado de bactérias ocasionaria a queda do pH ocular (pH ficaria mais ácido) e consequentemente queda do pH da lágrima, levando a oxidação dos pêlos próximos, assim como do pêlo das patinhas no caso daqueles animais que coçam a face.

Já existem rações que propõe a extinção da mancha se for feita a ingestão do produto por um período de 60 dias. Esta proposta inclui na dieta apenas a ração e água. Os fabricantes defendem que aqueles pêlos que já estão oxidados não retornam mais a cor normal, então se deve cortá-los num momento apropriado. No entanto referem que após esse tempo de fornecimento exclusivo da ração e água não ocorre mais o surgimento da mancha, isso se for mantida o uso do produto, sem demais petiscos.


Também existem algumas opções para higiene local que podem auxiliar na limpeza e clareamento da região. Vemos que na rotina da clínica muitos proprietários utilizam um produto chamado Aseptol. Este produto é constituído de Cetrimine e Clorexidine principalmente. O primeiro é um antisséptico (que promove a limpeza do local) com certo efeito antibiótico e antifúngico que higieniza a região, o segundo é também um produto antisséptico eficiente. Existem alguns cuidados a serem tomados como evitar contato com o olho do animal e com a boca (neste caso principalmente pelo sabor amargo e desagradável).


Nos EUA se popularizou um produto para ser utilizado nos animais com pelagem branca e atualmente é muito difundido seu uso. O chamado Angels’ Eyes é produzido pela Both Dogs & Cats, é um pó que se mistura à ração do animal nas doses recomendadas no frasco. Seu uso é preconizado no mínimo quatro vezes na semana, ideal sendo uma vez ao dia, pelo período de 3 meses para se obter um efeito satisfatório. Este produto é constituído de proteínas específicas, gordura, fibras e apresenta-se nos sabores frango e fígado. Segundo relatos de seus consumidores realmente apresenta bons resultados.

Independente da forma que se escolher tratar a mancha da lágrima de seu animal de estimação, vale lembrar que a manutenção do animal saudável, a escolha de uma dieta adequada e higiene da região ocular com freqüência sempre trazem vantagens à qualidade de vida e felicidade do seu pet.


Dra. Viviane Dubal – CRMV/RS 8844

Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e proprietária da Clinica Veterinária Saúde Animal em Porto Alegre. Contato: vivianesd@bol.com.br

Ajude a manter nosso blog, faça uma doação!


btn_donateCC_LG
120x53-doar

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page