top of page

Hipertermia

Estamos vivenciando dias muitos quentes, além de trazer desconforto para nós, os pets podem sofrer mais com o calor durante essa estação. Muito cuidado com nosso pets nos dias quentes, pois podem levar a hipertermia (aumento da temperatura corporal).

A hipertermia é uma síndrome determinada pela ineficiência do organismo de controlar o aumento excessivo da temperatura corpórea. Esse tipo de transtorno costuma ser muito grave por causar diversas alterações sistêmicas importantes que colocam a vida do pet em risco. Por esse motivo, a afecção é considerada emergencial e deve ser diagnosticada e tratada rapidamente de acordo com os sintomas apresentados.


As principais razões que levam ao aumento significativo da temperatura corpórea são:

* Exposição ao sol por muito tempo;

* Exercícios físicos intensos em dias quentes;

* Ficar em um local quente e abafado, com pouca ventilação.


Ou seja, quando a temperatura do ambiente está muito alta por um tempo longo.

Como prevenir??

* Sempre deixe algumas vasilhas com água espalhadas pela casa, pois o consumo diário nessa época do ano aumenta.

* Nunca deixe a casinha do seu pet em lugares que o sol bate diretamente. Mesmo promovendo um lugar com sombra, quando exposta ao sol pode propiciar um ambiente abafado e quente. Sendo assim, prefira lugares onde tenha sombra o dia todo.

* A maioria dos casos de hipertermia ocorrem durante passeios. Primeiramente, evitar sair com o animal nas horas mais quentes do dia, mesmo que seja para uma rápida caminhada.

* Nunca deixe um animal em um local completamente fechado. Se o ambiente estiver muito quente deixe um ventilador ou um ar condicionado ligado.


Se caso o seu pet apresentar algum sintoma de hipertermia, procuro atendimento veterinário o mais rápido possível! Na dúvida leve para uma avaliação.


Escrito por: Maria Claudia Camargo

@dramariaclaudiacamargo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page