Segue interessante entrevista com o criador Terry Davison, proprietário do afixo Brampton Bulldogs-UK, um dos mais tradicionais e conceituados canis da Inglaterra. O material foi gentilmente cedido pelo amigo e criador Edson Santos (Canil Landbull-RJ)
“Canil: Brampton Bulldogs
Tempo de Criação: 24 anos
LB – Em quais países você já julgou e há quanto tempo julga bulldogs ?
TD – Tenho julgado por aproximadamente 24 anos e já julguei no Japão (2 vezes), EUA (2 vezes),África do Sul, México, Tailândia,Alemanha, Espanha, Finlândia,Itália,Bulgária, Bélgica,Suécia, Ilhas Canárias. Eu julguei nesses países mais de uma vez na maioria das vezes em Especializadas e pelo sistema F.C.I.
LB – Quais qualidades você considera mais importantes em um bulldog e qual você mais gosta em um?
TD – Eu acho que a cabeça é a mais importante qualidade em um bulldog, mas ele deve ser equilibrado.
LB – Por que você começou a criar bulldogs ?
TD – Eu comecei a criar bulldog porque meu filho Steven quis um bulldog de aniversário…
LB – O nível dos cães ingleses ainda está acima do restante do mundo?
TD – Tenho julgado ao redor do mundo e o nível na Inglaterra ainda é superior.
LB – Quais cuidados devemos ter quando criamos bulldogs?
TD – Os principais cuidados que se deve ter quando se cria bulldogs é ter uma fêmea e um padreador saudável e que ambos tenham mais virtudes do que defeitos.
LB – O que você mudaria no Standard da F.C.I , se fosse possível?
TD – O Standard F.C.I. é bom, na Inglaterra não seguimos a F.C.I. (The Kennel), penso ser a cauda importante para o bulldog, pois, é a continuação da coluna e a falta compromete a movimentação, observo muito isso.
LB – Que alerta ou conselhos você daria para quem pretende importar um buldogue para o Brasil e quais cuidados devem ser observados para evitar irritações e enganos?
TD – Eu aconselharia que ninguém comprasse um filhote da Inglaterra ou qualquer outro lugar sem que tenha alguém que você confie para ver o cachorro ou que você vá ver pessoalmente o que está comprando.
LB – Você conhece as linhagens americanas ? Se conhece quais as diferenças para as linhagens inglesas ?
TD – As linhagens americanas são boas, mas acho que “fecham” campeonato demasiadamente cedo, você pode fazer o seu cão campeão filhote em apenas um fim de semana, quando eles não seriam campeões na Inglaterra caso competissem lá. Os cães têm bons pedigrees com campeões, mas na maioria das vezes é só papel. Eu gosto de ver bons cães e não bons pedigrees. Na Inglaterra há quatro campeões machos, é muito difícil “fechar” um campeonato, a menos que o Bull seja de fato bom. Não se esqueça que eu falo com experiência, pois já julguei nos EUA por três vezes e sou membro da AKC há muito tempo, por aproximadamente vinte anos. Os americanos costumam ter orelhas grandes e são queixudos, mas devo dizer que todos têm boa movimentação.
LB – Inbreeding, Linebreeding ou Outbreed ?
TD – Nós sempre tentamos line breed, mas após tanto tempo fazendo isso temos que “abrir” (outbreed) a linha de sangue. O “fechamento” excessivo da linhagem é, em minha opinião, onde os defeitos começam a surgir. Alguns criadores juram que é o melhor caminho, mas não para nós Brampton, então abrimos a linhagem e logo em seguida voltamos para nossa linhagem, é assim que se constrói o seu tipo.
LB – Criar bulldog é um negócio ou uma paixão?
TD – Bulldogs são uma paixão, um hobby para nós e não um negócio, temos a tendência de não termos mais de cinco padreadores e apenas três fêmeas….Como se vê nós somos um canil familiar e não um estabelecimento de criação.
LB – O que você acha do nível dos juízes?
TD – O nível dos juízes é igual em todos os lugares, você tem o honesto, o político, os queridos e os desonestos que querem apenas um fim de semana livre e fazem os top breeders felizes… ahahaha.
LB – Qual o melhor Brampton macho e fêmea da história?
TD – É difícil dizer qual o melhor macho Brampton…tivemos o Brampton Red Joshua que ganhou o B.O.Y (Bulldog of The Year), 9 CC e 9 RCC, então…também Big Daddy que se tornou um grande Campeão, mas acho que a reprodução é o lado mais importante, portanto eu diria que foi Brampton Mr. Douglas que foi o Top Producer por quatro anos e produziu campeões na Inglaterra e no exterior, está em todos os pedigrees. O reprodutor é muito importante, eu posso dizer que é mais importante do que ter campeões.
LB – Qual o melhor macho e a melhor fêmea que você julgou?
TD – Eu não posso dizer qual foi o melhor que julguei, pois já vi muitos cães, mas, posso dizer que no passado gostei muito do Tygarth Jacob of Kelloe, que foi Reserva no Crufts, B.O.Y., era um cão muito balanceado e com uma tremenda mandíbula.
LB – Qual o melhor bulldog em pista atualmente?
TD – Não posso dizer qual é o melhor bulldog em show atualmente, breve estarei julgando uma Especializada e não quero que as pessoas adivinhem o meu julgamento… eheheh….
LB – Como você lida com o problema de “Olhos de Cereja” (protusão da glândula) ?
TD – Na Inglaterra os veterinários não reposicionam a glândula, apenas extirpam. Não acredito que a extirpação da glândula cause “olho seco”, pois já tive problema desse tipo sem ter extirpado a glândula.”
Gilberto Medeiros
Colaborador do Bullblog e Criador de Bulldogs desde 2003
Canil Reserva do Rei
Comentários