top of page

O primeiro dia na casa nova - Educando meu Bulldog

As dicas que vou descrever nos posts de "educando meu Bulldog" são baseadas nos métodos que funcionaram comigo após alguns cursos e aconselhamento de outros adestradores, se o seu caso for mais especifico contate um consultor em comportamento canino para melhor te auxiliar.

É importante que no primeiro dia do cãozinho na casa nova seja a melhor experiência possível. Por isso tente se preparar ao máximo antes da chegada dele, inclusive já selecionando o espaço que ele deverá se acostumar quando não estiver em casa.

Esse espaço precisa ser longe de tomadas, tubulações, ralos que possam ser roídos e fios, pois como todo filhote ele vai morder oque tiver a mostra, precisa ser forrado com tapete emborrachado (caso o piso for liso demais o Bulldog não pode ficar escorregando), pote de água que não seja fácil dele virar, e o de comida nunca fica a disposição (deve ser colocado na hora da refeição e retirar 30 min depois, a ração que fica no pote a disposição além de perder as propriedades faz com que o cão não aprenda a rotina da refeição), inclusive nem pote de plástico por que eles mordem e as arranhaduras juntam bactérias.


Esse espaço deve ser suficiente pra ele brincar, se alimentar e fazer suas necessidades, lembrando que... A CAMINHA E O POTE DE ÁGUA NUNCA FICAM PERTO DE ONDE VOCÊ QUER QUE ELE FAÇA SUAS NECESSIDADES.


Os brinquedos não precisam ser oferecidos todos de uma vez só, você pode oferecer 4 e deixar outros 4 guardados, 2 dias depois pode trocar os brinquedos pelos que estavam guardados e assim ele nunca vai se enjoar, achando sempre que esta ganhando um novo. E é claro, na troca de brinquedos sempre lave e higienize, se perceber que ele esta arrancando lascas do brinquedo não ofereça mais pois pode ser perigoso.

Nesses primeiros dias na casa nova restrinja onde ele pode e não pode ir, ele precisa conquistar os novos cômodos da casa. Não deixe a casa inteira livre, feche quartos e banheiros e se tiver escadas bloqueie a subida ou a descida.

No local que você escolheu pra ser dele precisa passar uma experiência boa, no caso dos Bulldogs a melhor recompensa é a comida rsrsr, e é ela que vamos usar para premia-lo.

Você pode deixar esse espaço aberto e fazer com que ele conheça sozinho, utilize a ração que seria a porção de alimento do dia para premiar e assim não corre o risco de dar comida em excesso.

Faça com que ele entre nesse espaço jogando grãos da ração dentro do cantinho, e antes que ele tente sair você joga outro, até que em algum momento ele vai ficar la dentro esperando ganhar mais...


Não se frustre caso esse processo demore mais que alguns minutos, Bulldogs são teimosos mas aprendem muito bem.

Quando ele já aceitar ficar no espaço e ficar esperando por mais ração, feche um pouco o portão e antes que ele venha ao seu encontro mais uma vez jogue a ração, se quiser pode jogar na própria caminha dele, assim já aproveitamos pra deixar o cheiro da comida ali e não incentiva-lo a fazer xixi na cama.

Enquanto fecha o portão vai jogando grãos de ração, pode mirar em outros pontos que não só na caminha, faça isso ate que ele quase nem lembre que você esta ali, e quando conseguir fechar o portão se afaste e continue jogando, se perceber que ele esta ficando estressado é por que você esta tentando ir rápido demais, tenha paciência e separe o dia da chegada do filhote para ter 100% de dedicação a ele.

Fechado o portão e percebendo que ele ta mais preocupado em procurar mais petiscos no espaço dele, saia da visão por alguns segundos e volte jogando mais grãos de ração, é um grão por vez heim!

Faça esse processo aumentando a sua distância do cantinho e voltando apenas pra jogar mais grãos, conforme ele vai explorando mais o espaço volte e jogue mais, por isso que eu falei que deve ser utilizada a porção que seria a parte da refeição do dia dele hehe.

Ele precisa esquecer que você esta pela volta, faça esse processo aumentando o tempo fora da visão dele. E toda vez que quiser que ele vá pra esse espaço o incentive oferecendo petiscos, até que depois de alguns dias um pequeno comando ele seja capaz de entender oque você quer.


Esse treino precisa ser diário, e passando os dias você pode testar com o portão aberto, onde ele não tentará sair pois sabe que vai ser premiado com comida se ficar la dentro.


Outra técnica bacana é usar brinquedos recheáveis ou interativos dentro do espaço destinado a ele, então o atraia para o cantinho e ofereça os brinquedos recheáveis pra ele degustar ali dentro, se for um dia que esteja em casa deixe o portão aberto e volte de tempo em tempo pra observar se ele ainda esta com o brinquedo.

Se ele tentar sair lembre de voltar a jogar os petiscos dentro do cantinho para que ele entenda que só será premiado se entrar ali.


Ao longo dos meses ele não precisará mais desse espaço pois já conquistou a casa, mas ele precisa ter na memória que se for colocado novamente naquele cantinho ele vai ganhar algo bom, e não ter uma experiência traumatizante.

Pode fazer esse exercício sempre que sair de casa, ou até mesmo se esta em casa mas vai receber visitas, esse treino precisa ser frequente para que nunca esqueça da experiência positiva e que fique tranquilo.


Em resumo esse espaço precisa trazer coisas boas e ele ter vontade de estar la, evite deixa-lo sozinho por muito tempo, filhotes precisam de atenção e entender as regras mas precisam aprender da melhor forma possível.


Lembrando...não sou nenhuma profissional em adestramento, compartilho os métodos que aprendi em cursos ou adestrados e que funcionaram comigo.


Se deu certo pra você que ótimo, mas caso precise de mais ajuda contate um consultor em comportamento canino =)








Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page