top of page

Dirofilariose – “verme do coração”




O verme do coração é um parasita chamado dirofilária, daí a origem do nome da doença. A dirofilária se desenvolve dentro do coração do cachorro e pode ter até 35 cm de comprimento.

Quando o verme habita o coração do cão, o sangue fica com dificuldade para circular, dessa forma o orgão tem que se esforçar além do normal, porque precisa trabalhar mais para cumprir suas funções. Isto acarreta em dilatação do músculo cardíaco, enfraquecendo-o. Em um estágio mais avançado da doença o cão apresenta cansaço, dificuldade de respirar, perda de peso, tosse, falta de ânimo e abdômen grande.

A dirofilária é transmitida ao cão através da picada de um mosquito infectado. O mosquito infecta-se ao picar um cão contaminado. É possível o animal estar contaminado pelo verme durante anos sem apresentar nenhum sintoma, mas o problema é que quando os sinais da doença aparecerem, ela já está em uma fase avançada.

A prevensão é a melhor forma de evitar a dirofilariose. Há medicamentos que impedem o desenvolvimento da doença matando as larvas que contaminam o cão. Alguns vermífugos ou remédio de controle anti-pulgas possuem efeito contra as larvas jovens. O Cardomec é uma ótima opção para quando o cão vai passear em um lugar considerado de risco.

O litoral é considerado uma área de risco, logo animais que moram ou freqüentam a praia devem estar prevenidos desde filhotes. Há outras áreas com a doença, por isso é importante informa-se com o veterinário sobre a necessidade de medicar o seu cão.

O tratamento para a “doença do coração” existe, mas a recomendação é diagnosticar antes dos sintomas estarem presentes. Há exames que constatam a presença de larvas jovens da dirofilária (microfilárias) na corrente sanguínea, e sempre que larvas jovens são detectadas significa que existe um verme adulto. Nesse momento o tratamento deve ser iniciado, mas mesmo eliminando o verme, os danos causados no coração podem ser irreversíveis.

Não esqueça: a prevenção é o melhor remédio!!!

O que eu faço para proteger meu bulldog?

Sempre que vou para a praia dou Cardomec para minha bull. Cardomec é um vermífugo com sabor de carne, que previne contra o verme do coração e os principais vermes intestinais.

Características do produto:

* À base de ivermectina, substância que atua na prevenção do verme do coração (dirofilariose canina), e pamoato de pirantel, que age sobre os principais vermes intestinais * Pode ser administrado em fêmeas gestantes, filhotes a partir de 6 semanas de idade e cachorros das raças collies * Três apresentações conforme o peso do seu cachorro * Tabletes de alta palatabilidade: o cachorro vem pegar na mão!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page