Ontem vi uma postagem do amigo Carlos Albuquerque sobre como as pessoas abordam um criador de cães, achei pertinente falarmos sobre isso pois ainda mais agora em quarentena as pessoas procuraram mais por filhotes.
Primeiro de tudo você precisa conhecer a raça que deseja adquirir, conhecendo a raça nem que seja por matérias do Google, além de adquirir conhecimento faz com que você vá ficando mais exigente para o cão que deseja como membro da família. Leia o máximo para que a conversa com o criador seja mais sobre a raça e não perguntas do tipo "como ensino ele a fazer xixi na lavanderia", claro que isso é importante mas não numa primeira abordagem.
Após encontrar um criador seja ele por Facebook, Instagram não inicie a conversa com "VALOR" "VALOR FEMEA" "PREÇO" "$$$?", gente eu não sei que moda é essa mas eu estou acostumada com o famoso "Boa Tarde, tudo bem com você?", parece clichê, a gente não quer saber realmente como esta o criador, como esta a vida dele, e quais os planos pro final de semana, é o mínimo de educação começar uma conversa desejando um bom dia, boa tarde, boa noite e então relacionar suas dúvidas.
Confesso que não costumo responder quem me aborda desta forma, e tenho testado outras maneiras de falar com a pessoa que chega assim, tentando mudar o foco da conversa e puxando outros assuntos. Gosto de quem se interesse pelo meu filhote, pois penso que quem me abora perguntando preço não ta procurando qualidade e oque vai definir um filhote pra ela não é todo o meu trabalho com a seleção de cães, os exames, a saúde estar ok ou não, e sim o preço que vou cobrar por cada filhote.
O criador gosta de falar sobre a raça que cria, ele tem prazer em apresentar seus cães, e você como interessado na raça pode aprender muito com ele se der a oportunidade de conhece lo mais e não descartar aquele canil por que o valor não é oque você pode pagar.
Eu acho muito triste diálogos do tipo:
_valor
_Olá Boa tarde tudo bem?
_$$$$$
_R$5000,00
~visualizado e ignorado com sucesso~
Pessoal, vamos conversar, vamos perguntar ao criador com quantos dias ele entrega o filhote, quais vacinas acompanham, se vai com microchip ou não, que ração comem, se castrado ou não, pede foto dos pais, pergunta se tem o pedigree online, qual o peso dos pais do filhote pra você ter uma noção de quanto os filhotes podem pesar, formas de pagamento, se entregam e qual o valor do envio e ai pergunte o preço, nem que você prepare um texto e copie e cole pra todos os criadores que tem interesse em conhecer, mas não o aborde com "VALOR", pra mim é um pouco de falta de educação.
Cada dialogo com o criador vai te agregar muito conhecimento, depois de conversar com 3/4 e todos eles te atendem bem e tiram suas duvidas sobre a raça, nos próximos já vai ficar mais exigente, epa esse aqui entrega com 45 dias, epa esse aqui quer me cobrar R$500,00 pra emitir o pedigree, epa esse aqui não me atendeu nem quando quero comprar imagina se eu compro e preciso de ajuda.
Quando você compra um carro leva até seu tio junto pra ajudar a entender da costura do banco, por que com cachorro só importa o valor? Não importa a saúde, o temperamento, aonde ele foi criado, qual o histórico dos pais? Então, seja crítico, seja educado, seja exigente.
Que horário devo chamar o criador para conversar? Instagram e facebook messenger eu entendo que não tem horário, Whatsapp que é algo mais pessoal tente não chamar em horários muito tarde da noite, e se por um acaso precise, siga as regras de etiqueta "Boa noite, desculpe o horário, gostaria de tirar algumas dúvidas, pode me chamar quando estiver disponível? CLARO que ele vai te chamar, se possível podem ate se ligar, tornar mais pessoal essa conexão criador x futuro proprietário.
Entendo que o valor é importante, as vezes não podemos pagar pelo filhote X e ai pra cortar a conversa você pergunta o preço e já elimina aquele criador sem nem saber quais as qualidades e vantagens que comprando com ele você pode ter, diz que vai falar com o marido e desaparece rsrsrs, realmente as vezes quem bate o martelo é o cônjuge, mas é preciso convence lo sobre o filhote também, e depois de ter uma conversa com o criador eu aposto que será mais fácil de amolecer o coração dos familiares. Assim é possível vocês colocarem na balança oque cada criador oferece e quais as vantagens de as vezes desembolsar um pouco mais e ter a garantia de um filhote de qualidade.
Tenho clientes que voltaram depois de meses e até um ano pra comprar um filhote comigo, as vezes ele realmente preferiu meu atendimento ou as vezes ele abordou outro criador de alguma forma que a conversa não fluiu.
Mas entendam, criador tem rotina, e rotina pra cachorro é sagrado. Compreenda que ele demore a responder, mas de a oportunidade de conhecer seu trabalho para que você possa se decidir depois.
E não esqueça, ESTUDE A RAÇA!
Bullbeijos ;)
Comments