top of page

Com a palavra, o criador João Ricardo Citino (Tucky Bulldogs)


1 – PORQUE O BULLDOG E COMO TUDO COMEÇOU?

Desde muito criança sempre gostei de cachorros, meu pai gostava e também me incentivava, tivemos diversas raças e quase sempre com pedigree e de boa origem, aos 19 anos, ganhei um Bulldog que sempre me encantava pelo temperamento e por ser um cão exótico… desde então minha vida mudou.

2 – QUAL A ROTINA DO CANIL?


Os adultos são alimentados duas vezes ao dia, soltos quando o local onde ficam é limpo, e no final da tarde, quase noite, todos são exercitados individualmente e alguns treinam na rampa

3 – QUAIS AS RECOMENDAÇÕES PARA QUEM ESTÁ PENSANDO EM ADQUIRIR UM BULLDOG?

Buscar informações sobre o canil com pessoas que já tenham comprado filhotes com este canil, conhecer local, pai e mãe do filhote.

4 – QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DICAS PARA AQUELES QUE JÁ SÃO PROPRIETÁRIOS?

Exercitar o Bulldog moderadamente, ter cuidado com o calor excessivo, cuidado com piscina, cuidado com a limpeza das orelhas, boa ração.

5 – E PARA AQUELES QUE PENSAM EM COMEÇAR A CRIAR?

Primeiro e mais importante passo, ler o padrão da raça, depois pesquisar o trabalho de vários criadores, escolher um ou dois e então criar um relacionamento de amizade com estes criadores, se aproximar, para aprender e também para oportunamente comprar um bom filhote e ter então ter todas orientações deste ou destes criadores que a essa altura se tornaram amigos ou mentores ou ambas as coisas.


Tucky Chaparro Duff


6 – QUAL O PERFIL DO PROPRIETÁRIO IDEAL?

Aquele que busca qualidade, que se interessa por padrão racial e encara os cuidados com o cão de forma responsável e dedicada.

7 – QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE O PLANTEL NACIONAL?

Já temos alguns exemplares nascidos no Brasil com qualidade internacional,  o que quero dizer com qualidade internacional? Que ele seria considera ótimo também fora do Brasil, inclusive nos países mais importantes na criação da raça, , mas ainda são poucos creio que apenas de 20% dos cães que competem na nacional da Abrabull, teriam chances reais de ganhar competindo no México, Estados Unidos ou Inglaterra. Mas é inegável o avanço recente, os resultados de cães brasileiros competindo contra importados e julgados por especialistas nas últimas nacionais da Abrabull são de se comemorar e se animar!


15ª Copa Paulista Abrabull – Br Tucky Malybull John John


8 – AINDA SOMOS UM PAÍS IMPORTADOR DE BULLDOGS? SIM / NÃO E PORQUÊ?

Sim, precisamos muito da chegada de bons cães de fora para que a melhora seja continua.

9 – QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE AS EXPOSIÇÕES NO BRASIL E A QUALIDADE DE NOSSOS ÁRBITROS?

O Arbitro de todas as raças no Brasil não tem muita familiaridade com a raça, por insegurança costuma se apegar a alguma falta evidente do cão, funciona como uma muleta, já o arbitro especialista costuma ver o todo, exemplo, as vezes o cão tem o rabo ruim ou um leve excesso de prognatismo mas ainda assim no geral tem o melhor “pacote” e então vence mesmo assim com o especialista.

10 – QUAL A SUA MAIOR FELICIDADE COMO CRIADOR?

Cães de minha criação estão no presente momento vencendo com juízes especialistas e também com juízes de todas as raças, este ano fechei o campeonato de muitos cães e também ganhamos Best In Show com um dos juízes na nacional Abrabull de 2014, o que me faz crer que estamos no caminho certo!

11 – QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE AS ALTERAÇÕES NO PADRÃO DA RAÇA?

As alterações buscam eliminar os cães exagerados e privilegiar a saúde, nesse sentido foram muito bem vindas, as modificações foram no padrão da FCI e são muito sutis, mesmo morando no Brasil e a CBKC sendo filiada da FCI,eu crio linhagem americana ( padrão do American Kennel Club) e lá não houveram modificações e nem seriam necessárias, explico o porque, o padrão AKC mesmo tendo sido escrito faz muito tempo, descreve um  Bulldog em nada exagerado, de forma que quanto mais próximo do padrão por conseqüência mais saudável esse Bulldog será!

12 – O QUE NÃO PODE FALTAR NUM BULLDOG?

Um temperamento afetuoso.


Para saber mais sobre o Tucky Bulldogs acesse o site: www.tuckybulldogs.com.br

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page