A reprodução nos cachorros em geral é rápida, com 2 meses de gestação e seis semanas de amamentação. A dentição está definitiva aos cinco meses e a maturidade sexual é alcançado com um ano.
O cio, período fértil, ocorre a cada 6 meses, sendo normalmente em Janeiro e Agosto, tendo duração média de 21 dias. Após do décimo dia que a cadela “aceita” o macho, o chamado estro, isto pode durar até 3 dias.
Sabemos que a reprodução do Bulldog Inglês não é fácil. Os principais motivos são a sua anatomia e fisiologia. O macho tem dificuldades em cobrir a fêmea, devido ao seu peso e cansaço rápido, tornando o acasalamento difícil. Por isso a inseminação artificial é bastante utilizada. Ainda, a taxa de fecundidade é baixa e o número de fêmeas inférteis é alto.
As fêmeas tem quadril estreito, dificultando o parto, pois a cabeça dos filhotes é larga. Sendo assim, o parto sempre é difícil, motivo das cesarianas ocorrerem em número elevado. É imprescindível a intervenção de um veterinário durante o procedimento de parto.
A falta de tais cuidados leva muitas vezes a morte dos filhotes ou até mesma da mãe. Então, lembrem-se, mesmo criadores experientes encontram essas dificuldades, por isso, você, simplesmente o dono de uma bulldgozinha linda, busque auxílio médico quando ela estiver prenha. Tenha o acompanhamento durante toda a gestação e, principalmente, no parto.
Não corra o risco de ficar sem a ninhada ou sem a sua amada cadela.
留言