Pessoal,
A fonte da matéria a seguir é o site da Royal Canin, empresa que eu admiro e confio muito. Porém, fiquei com a pulga atrás da orelha… eles recomendam o Bulldog como “Cão de guarda. Cão policia, auxiliar militar. Cão de companhia”.
Como assim gente??? Cão de companhia sim, mas cão de guarda e militar??? Não é exatamente o contrário de tudo que já ouvimos falar? Peço a opinião de vocês e conforme for podemos mandar um e-mail para Royal Canin solicitando uma revisão na matéria.
Segue:
BULLDOG
Histórico
O Bulldog descende provavelmente dos Molossos de Epira – cães de guerra introduzidos em Inglaterra pelos navegadores fenícios. Tal como indica o seu nome (“bull” significa touro em inglês), este cão era criado para lutar contra touros. Foram também organizados combates entre cães. No entanto, em 1835, esta prática cruel foi abolida. Em 1875, foi publicado o primeiro standard desta raça. As seleções realizadas desde então fizeram do Bulldog um cão de companhia.
Educação
Vivo, ousado, corajoso, de carácter equilibrado, digno de confiança. Apesar do seu aspecto terrível possui um temperamento naturalmente afectuoso, calmo, bom carácter, não é um animal ruidoso. Excelente companheiro para as crianças. Muito afeiçoado aos donos. Deve ser educado com firmeza.
Conselhos Adapta-se à vida citadina, desde que possa realizar exercício diariamente. Suporta bastante mal o calor intenso. Escovagem diária e vigilância das rugas faciais para evitar eventuais irritações.
Utilização
Cão de guarda. Cão polícia, auxiliar militar. Cão de companhia.Cabeça Maciça. Face curta. Crânio largo. Pele solta e enrugada. “Stop” muito acentuado. Focinho curto, largo e arrebitado. Narinas largas. Lábios grossos e pendentes. Maxilares largos e quadrados. O maxilar inferior ultrapassa o maxilar superior recurvando-se ligeiramente para cima.
Orelhas Bastante separadas, inserção alta, pequenas e finas. Em forma de pétala de rosa (dobradas de forma a mostrar o interior do pavilhão e o canal externo do ouvido).
Olhos Muito afastados, de tamanho médio, redondos e muito escuros.
Corpo Curto, bem unido. Pescoço muito espesso com barbela. Ombros largos e oblíquos. Peito amplo e redondo. Dorso curto e forte. Caixa torácica arredondada. Rim desenvolvido. Os quartos posteriores são fortes e altos. Ventre retraído.
Membros Fortes, bastante musculados. Membros anteriores bastante separados. Pés redondos e compactos. As patas anteriores apresentam-se ligeiramente viradas para o exterior.
Cauda Inserção baixa, redonda, de comprimento moderado. Apresenta-se baixa, sem curvatura acentuada na vertical.
Pêlo Fino, curto, liso e cerrado.
Pelagem Unicolor ou “fuligem” (ou seja, unicolor com máscara ou focinho negro) cores uniformes; vermelho, fulvo. Pelagem raiada, branca ou malhada (branco com as cores anteriormente referidas). As tonalidades fígado, negro e fogo não devem ser consideradas. Tamanho Entre 30 e 40 cm.
Peso Macho: entre 24 e 25 kg. Fêmea: entre 22 e 23 kg. Grupo Os cães do tipo Pinscher e Schnauzer, Molossóides, cães da montanha e cães de Boiadeiro Suíços.
FONTE: Royal Canin
Comments