Gente, estava lendo um tópico na comunidade Bulldog Inglês do Orkut e fiquei impressionada! O nome do tópico era justamente Alerta!!! e falava sobre a hipertemia nos bulldogs. Nós até já falamos disso aqui no blog, sabemos o quão frágeis os bulldogs são ao calor, mas fiquei assustada com os relatos de pessoas que perderam seus bulldogs nesta última semana que acabou de passar.
Realmente o calor foi infernal nestes últimos dias. A Quipa passou o dia inteiro no ar condicionado e quase não sai com ela. Hoje dei uma voltinha e até me arrependi, de tão quente que estava.
Bom… segue alguns dos depoimentos que constavam lá no Forum. Que sirva de lição para todos nós. Não dá pra vacilar! Não leve seu cão nestes dias de calor! Deixe ele em casa.
ALERTA !!!
Pessoal, quero deixar um alerta sobre um dos piores inimigos dos buldogues: o calor e a consequente HIPERTERMIA, súbita elevação da temperatura corporal. Perdi o Beckham na última sexta-feira, com parada cardiorespiratória, na estrada, dentro do carro, com ar condicionado. Completaria 6 anos no domingo passado. Começou a passar mal, muito inquieto, com a tradicional respiração curta e ofegante dos buldogues. O calor era de 34 graus. Paramos para ele descançar, se refrescar e beber água, por um período de 1/2 hora. Voltamos para a estrada, mas depois de pouco tempo, ele teve o colapso. Tentei massagens cardíacas mas não adiantou…Que este episódio sirva de alerta !!! A hipertemia rapidamente pode levar nossos bulls.
Portanto recomendo pessoal: cuidado o com calor.
Abraço a todos.
Os Bulldogues têm este problema, sendo que se manifesta uns mais outros menos. A minha ficava neste estado além do calor pela excitação também sendo palato fecha e aí perde o Bull. Tem levar veterinário que conheça este tipo de problema do Bull para resolver , pois a minha estava na mesa do Dr. e o mesmo não teve competência para salva-lá, por isto tem ser um médico que entenda da raça, que tenha experiência com Bulls. Uma pena, mais uma perda.
muito triste!!
também perdi o Max assim, ele era maravilhoso, até hoje não esqueço dele sinto muita falta dele,estávamos no carro, e ele começou a passar mal, era feriado nenhum vet esta atendendo quando achei um aberto era tarde ,ele morreu a no meu colo na porta do vet, sempre levava bolsas de gelo no carro justo neste dia eu nao tinha levado,me sinto muito culpado ate hoje…
Quem tem bulldog deve ter gelo picado no freezer………..qdo eles tiverem os sintomas já descritos, devemos colocar dentro da boca deles……..pois isso pode desinchar o palato mole! Em casos de golpe do calor o palato incha muito! Nossa vet ensinou assim, qdo eles tiverem sintomas: gelar o ambiente colocar gelo picado dentro da boca molhar o corpo todo O objetivo é fazer com que esfriem o corpo rapidamente!
Todo cuidado é pouco…
Perdi minha cachorra ontem, com 20 meses linda… Ela estava no pet tomando banho e eles não a colocaram no gelo na hora que começou a passar mau, chegou no hospital morta. É horrivel, tomem muito cuidado com os seus bulldogs com este calor q esta fazendo nos ultimos dias. abraços
Dicas
Escrevo este tópico com muita dor no coração, pois perdi minha Bulldog há 3 dias, a angústia e a falta que ela faz é muito grande, espero que com essa experiência dolorosa que tive possa ajudar outras pessoas a salvarem os seus bulldogs e que não passem pelo que estou passando com minha esposa.1. Nunca caminhe com seu Bulldog durante o dia, principalmente com sol quente 2. Evite andar de carro durante o dia, mesmo com o ar condicionado 3. Dê banho você mesmo, faça cursos, estude e banhe seu animal em casa, na sombra e com temperatura agradável (Não é todo Pet que entende da raça, um simples banho pode significar a vida de seu animal, como infelizmente ocorreu comigo) 4. Nunca dê banho quente 5. Secador quente jamais! 6. Não o deixe exposto ao sol 7. Em dias quentes quando a respiração aumenta e ele parece que está tendo uma crise de asma, não espere, molhe seu cão rapidamente, a veterinária do canil sempre recomendava colocá-la no tanque de lavar encher de água e colocar gelo. 8. Nestas crises deixe sempre a cabeça do cão livre, com boa circulação de ar, não jogue água dentro da boca, pode asfixiá-lo; cuide para que não engasgue com a própria saliva. 9. A HIPERTERMIA, como é conhecida essas crises, pode ser fatal, quase todos os bulldogs ingleses que conheci morram assim, inclusive a minha. Os primeiros 5 minutos são decisivos. Se está longe do veterinário, faça você mesmo os primeiros socorros. 10. Tenha sempre um veterinário de confiança que conheça e tenha experiência com bulldogs, tratar a hipertermia como se fosse um ataque cardíaco é o erro mais comum dos veterinários que não conhecem a raça. Peça recomendações de amigos, cheque prontamente, inclusive a situação da clínica que freqüenta no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMC), coisa que pouca gente faz, tem muitos picaretas por aí.
Pode parecer muitos cuidados, você pode até pensar: faço uma dessas coisas acima e meu bulldog está bem. Mas um dia ele pode não reagir como antes, e ai será tarde! Boa sorte a todos Abraços…
——————————————————————-
Seguem dois links que falam mais sobre a Hipertemia, clique e leia:
Comments